sábado, 16 de fevereiro de 2008

Primeiros teste já no carro

Finalmente, depois de muitos meses no projeto, semana passada instalei tudo no carro para fazer a conversão de carburado para injetado! Gastei quatro dias de trabalho, isto porque aparecem sempre alguns probleminhas imprevisto que precisaram ser resolvidos. O primeiro deles foi o coletor, que ao contrário do que eu imaginava, não encaixou. Explico: os furos dos prisioneiros que prendem o coletor ao cabeçote do motor encaixam perfeitamente, porém os dutos do coletor nesse caso ficam desalinhados com o cabeçote, eles ficaram mais pra cima e um pouco para a esquerda quando se olha o carro de frente. Mas isso foi possível resolver furando novamente em alguns pontos da parte debaixo do encaixo do coletor e soldando umas linguetas em cima e furando-as, de moto que ainda assim deu pra aproveitar o coletor. O ponto de retorno do combustível foi outro detalhe que deu algum trabalho. No geral foi assim: gastei um dia pra fazer o chicote elétrico, meio dia para furar o coletor (serviço feito por terceiros), um dia pra instalar tudo, e mais meio dia para consertar vazamentos e a parte do retorno.

Enfim, algumas partes da instalação não ficaram 100% por questão de pressa minha em ver tudo funcionando. Continuei a instalaçaõ mesmo assim pra ver logo se o motor iria mesmo funcionar.

Feito todas as intalações necessárias, foi hora de ligar o carro. A bomba funcionou assim que girei a chave, pressurizando o combustível na linha, logo depois dei partida. O motor ameaçava pegar mas não conseguia, então ajustei os parâmetros que definem qual será o tempo de duração do primeiro pulso de forma que tenha combustível para que o motor funcione na partida. Lembro aqui que meu carro é a alcool, e a partida costuma ser um ponto crítico.

Segunda tentantiva, e dessa fez o motor pegou. A velocidade de giro (RPM) logo subiu para 3.000 RPM. Fiz alguns ajustes e só consegui baixar para 2.000 RPM, isso quer dizer que minha marcha lenta está muito alta ainda. Mas mesmo assim deixei o motor girando e fui testar alguns outros ajustes, e principalmente gravar o LOG do motor funcionando pra poder analisar depois.

Estou suspeitando que esteja com entrada de ar em algum lugar do coletor, visto que a adaptação pode não ter ficado totalmente perfeita. Vou nas próximas semanas procurar descobrir ao certo o que está deixando a marcha lenta tão alta.

Bom, o objetivo desse post era apenas mostrar que já fiz a instalação e que o motor funcionou ( no total, somando os tempos, ele deve ter ficado ligado por meia hora). Agora é refinar a instalação! Em breve vou postar fotos do antes e depois, e algumas fotos mais.

Abraços!

3 comentários:

Unknown disse...

Opa cara, parabéns...
Estou quase comprando a minha também, mais ainda falta um monte de peças no meu motor. Mais já que vou demorar pra montar tudo, vou acelerar a MS pra quando terminar a mecânica eu estar pronto pra colocar a injeção pra funcionar.
Cara, essa questão de entrada de ar no coletor é meio complicada de arrumar, principalmente porque o coletor é bem diferente. Acho que ficava um custo beneficio melhor se vc tivesse trocado o cabeçote por um próprio da GM com I.E., dava o seu na base de troca acho que ficava baratinho.
Usa um sprai lubrificante para localizar as entradas de ar falsas. Liga o motor e bate o spray, quando ele alterar o giro vc sabe que localizou uma entrada de ar falsa.
Espero ter ajudado.
Só uma pergunta, como vc preencheu o buraco pra não dar entrada de ar?
e na furação não pegou na galeria de agua?

Mattador disse...

Samuel, para resolver o problema do coletor, tive que mandar fazer um serviço de solda e fresa bem mais caprichado do que fiz na primeira vez que montei o coletor. Praticamente refiz a base ali onde ele se prende no motor atrás dos prisioneiros. Gastei mais $$$ com isso, pois o valor desse serviço ficou 3 vezes o valor que paguei nesse coletor lá no ferro-velho. Trocar o cabeçote não sei se ficaria mais fácil ou mais barato, por isso não parti pra ele, pois tem essa questão das galerias, não sei se são na mesma posição. Mexendo somente no coletor posso manter o motor original, pois algum dia em caso de problemas com a injeção (caso isso ocorra) posso montar o carburador de volta. Quando montei o projeto pensei muito nisso, de não complicar nada caso eu precisasse usar o carbura de novo. Breve vou postar fotos de como ficou o coletor. Abraços!

Pitbull Racing disse...

Hola podrias poner el pcb tuyo en algun lado para bajar.
Hi could you post your pcb design for download.

Gracias.
Thanks.
Brigao!