sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Filtro Esportivo para o carrão

Para a adaptação da injeção eletrônica, um dos problemas que estou enfrentando era o filtro de ar. Como o filtro do Monza carburado é tipo uma panela, e fica em cima do carburador, ele não serviria no novo coletor. Um outro problema é que existe um reservatório de óleo atrás do farol esquerdo (olhando o carro de frente). Em outros carros com filtros quadrados é geralmente neste lugar que eles são instalados, porém com esse reservatório seria necessário ou mudá-lo de lugar ou então optar por outro jeito de colocar o filtro. Então resolvi partir pra colocação de um filtro esportivo. Comprei um da Race Chrome, de duplo fuxo. Imagino que somente será necessário fazer uma pequena adaptação com um tubo de metal de maneira que eu possa furar esse tubo para colocar no sensor de temperatura do ar. Bom, agora é esperar chegar pra ver.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Adaptador

O lance em adaptar injeção eletrônica no meu Monza requer alguns componentes que não vou conseguir achar em desmaches. Um deles é essa adaptador abaixo, que tampa um dos lados do coletor de admissão que comprei. É nele que vou ligar a mangueira de vácuo que irá para o sensor MAP da Mega.



terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Case

Depois de várias dicas no fórum, comprei uma caixinha e usei um conector de fonte de PC para montar o case da minha Mini-MS! Acho que o resultado ficou muito bom. Futuramente vou desenhar um adesivo bacana pra colocar no case. Na foto interna existe um conector solto dentro da mini, depois vou furar o case novamente pra colocar o sensor MAP externamente. Ainda tem outras coisas faltando também, pois essa mini não está terminada. Falta o processador, soquete para os mini fusíveis e os FET Drivers (controlam os injetores).

Abaixo, fotos:






quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O último sensor!

Comprei o último sensor que me faltava. Como postei eu já tinha o Sensor de Temperatura do Motor (Coolant Temp. Sensor), Temperatura do Ar (Air Temp. Sensor) e o Sensor de Posição da Borboleta (TPS). Então agora estou com o Sensor de Oxigênio, também chamado Sonda Lamda (Oxygen Sensor).

Essa é o modelo que possui aquecimento na sonda, o que torna sua entrada em funcionamento mais rápida.

Segue mais imagens:

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Montando mais uma mega!! Agora a Mini-MS

Quando comecei a montar minha MegaSquirt V2.2, era mais complicado conseguir todos os componentes e eu tinha que comprar de vários fornecedores diferentes, conforme já contei lá no começo desse blog.

O tempo passou, e o pessoal acabou montando um loja, que também já citei aqui várias vezes. Com essa facilidade, resolvi então comprar uma Mini-MS e montar. Ou seja, vou ficar com duas Mega, a V2.2 que já montei e agora a mini que estou começando a montagem. Comprei a placa e já vou encomendar os compoentes na loja.

O interessante que acho na mini é justamente o fato dela ser menor, e também já vir com as proteções que tem na RelayBoard, tudo junto na mesma placa. Acredito que no final de dezembro já vou estar com ela montada pra instalar no carro.

Seguem abaixo fotos das duas:



Bomba de cumbustível para carro flex

Até agora, a peça mais cara de comprei é essa. Porém essa bomba é nova! hehehhe

Sensores

Fotos dos sensores que já comprei:



Fotos coletor

Acho que agora sim terminei de montar todas as peças no coletor! Insatalei o regulador de pressão. Está faltando colocar um adaptador para que eu tenha outra saída de vácuo para ligar no distribuidor, pois no meu carro existe o avanço de ponto pelo vácuo do coletor. De resto, está tudo pronto para colocar no carro.
Seguem mais algumas fotos:



quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Achei algo interessante, a MegaSquirt também pode ser configurada através de um Palm. Existem os programas feito para ele, o que facilita muito, já que é bem mais fácil carregar um desses no carro que um laptop.

Vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=UQDdtOP3mc4

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Coletor quase completo

Agora o coletor está tomando jeito! Consegui comprar os bicos (válvula injetora) e também a flauta. Para a minha montagem estou o seguinte bico:

Modelo (numeração): 0280150452
Veículos que usam: Vectra 2.0, 2.2 16V, CD 2.0 16V, S10, Blazer 2.2 MPFi 96 Bosch
Vazão: 249 cc/min (esse valor retirei de uma tabela que tem nesse site aqui)
Resistência: 15,5 ohm

Para a ligação da válvula de marcha lenta, como não achei as mangueiras originais, encontrei no desmanche uma do mesmo diâmetro da boca da válvula e que possuia uma curva de 90 graus. Ai foi só cortar e usar braçadeiras para prender.

Agora está faltando o regulador de pressão da linha de combustível que devo comprar em breve também. Tá cada vez mais perto a hora de ligar o motorzão pela primeira vez na mega!! :-)


sábado, 10 de novembro de 2007

Fazer contato!


Não sei quem anda lendo esse blog, mas se alguém estiver afim de trocar idéias, dicas, informações, estão aqui os meus contatos:

E-mail: mattador@gmail.com
MSN: daniellopezaax@gmail.com

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Coletor de Admissão

Coletor de admissão, limpo e lixado.



E aqui mais uma foto do atuador de marcha lenta, depois de limpo:

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Atuador de Marcha Lenta

Mais uma peça para fazer a conversão do carro. Esse é o atuador de marcha lenta do Astra que vou usar no meu. Nessas imagens a peça está do mesmo jeito que comprei no desmanche, porém estou dando um trato em todas as peças usadas. Faço uma limpeza completa, tiro graxa e óleo e depois uma escovada. Fica parecendo nova!



domingo, 28 de outubro de 2007

Nada como uma ajuda oficial!

Um programa que muito me ajuda nessa jornada é o CEP CHEV, que é o Catálogo Eletrônico de Peças dos veículos fabricados pela Chevrolet. Com ele é possível saber o código da peça e ver sua aparência através dos desenhos, bem como saber quais veículos usam a mesma peça. Isso ajuda muito na pesquisa em sites também.

Últimas novidades

MegaSquirt montada, e aparentemente todos os problemas sanados. Então agora está na hora de investir mais nos componentes da injeção do Astra/Vectra pra equipar a máquina. Essas ultimas semanas tenho ido a um desmanche, o dono gostou da idéia de converter o carro de carburado para injeção e disse que vai me ajudar com as peças. Agora entro no desmache e escolho nas prateleiras as peças que vou comprar. Irei postar fotos depois, mas no momento que escrevo esse texto já comprei o coletor de admissão e a válvula de aceleração (TBI). Estou dando um trato nessas peças, pois como são usadas estavam sujas de óleo. Realizei a limpeza e até que ficaram quase como novas. Porém estou pensando em comprar alguns dos componentes novos, principalmente os sensores. Desses, eu já comprei na loja megasquirtbr o sensor de temperatura do motor.

Aproveitando esse tópico, como agora devo me dedicar mais a compra de componentes, aqui vai um vídeo da minha mega ligada no PC e na MegaStim.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8p_gG2o0uzs

Fotos do trabalho com a mega:

domingo, 7 de outubro de 2007

Montada!

Depois que recebi todos os componentes, estava na hora de colocar a mão na massa. E foi então o que fiz num final de semana. Juntei tudo, coloquei na mesa, liguei o ferro de solda.. e vamos lá! Comecei montando a megastim, que por ser mais simples serviria de treino. Gastei a parte da manhã do domingo nela. Em seguida comecei a soldagem da MegaSquirt. Infelizmente, não separei os componentes quando comprei, e perdi muito tempo fazendo isso. Não consegui terminar tudo num dia só, e retomei depois.

No outro dia, tudo soldado, era hora de ligar a stim na mega e ver funcionar. NÃO DEU NEM SINAL!! NENHUM LED ACENDEU!!! Nessa hora é triste... tentei achar o problema, mas como era tarde e estav cansado, deixei pra outro final de semana. Ao retomar os trabalhos com a mega, verificando o esquema e as fotos de uma mega montada, pude perceber que faltava uma trilha entre no capacitor C14. Soltei um pedaço de fio que resolveu esse problema. Fiz os testes pra conferir e realmente alimentação passou a funcionar. Vejam na foto onde estava esse problema:



Ok, alimentação funcionando, liguei novamente a mega no stim. Outro problema, os LED´s da mega não acediam, parecia que o processador estava morto. De volta ao esquema atrás do possível problema, fui até a sessão do clock e descobri que havia um capacitor errado. Era o C23 que deveria ser de 47pf. Subistitui então pelo capacitor certo e tanam!!! Os LED´s ligaram e tudo ficou iluminado.. como deveria. hehehe

Tudo certo, era hora de ligar a mega ao PC pra ver se o software MegaTune iria se conectar. De novo aparece um problema.. não conectava. Procurei novamente no site de construção da mega e testando o cabo, vi que eu havia montado errado. Nas duas pontas do conector DB-9, a ligação deve ser a mesma.. ou seja, pino 1 com pino 1, pino 2 com 2 e assim por diante. Corrigi e montei novamente o cabo. Ai sim, funcionou de boa!

Deu muito trabalho, mas enfim minha mega começa a dar sinais de que vai ficar 100% e o MegaStim também provou funcionar perfeitamente. Breve posto mais material.

FOTOS DURANTE A MONTAGEM:





MEGASTIM MONTADA:

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Agora não falta mais nada

Finalmente, o último componente que faltava! Recebi o sensor MAP ( MPX4250A). Paguei R$ 62,00 com o frete. O legal foi que chegou antes do que a Farnell tinha previsto no site.

domingo, 16 de setembro de 2007

Agora só falta o MAP

Estou satisfeito com o atendimento do pessoal da Farnell, me enviaram todos os componentes que encomendei até agora sem nenhum problema. Finalmente está faltando agora somente o MAP, que na verdade eu já encomendei e agora estou só esperando chegar!!! Falta pouco, em breve vou começar a montar minha megasquirt pra valer!

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Megaview - Compatilhando desenho da PCB



Como o trabalho que faço tem muito a ver com tratamento de imagens e vetorização, algumas placas eu redesenho usando o Illustrator. Dessa maneira posso tê-las em vetor, o que torna a qualidade da impressão muito boa para a produção de placas de modo caseiro. Estou compartilhando abaixo uma das placas que eu (re)desenhei, que é a da MegaView.

Baixe aqui. (em formato PDF)

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

MegaSquirt - O penúltimo componente!

Depois de muito pesquisar na net e não encontrar, não teve jeito, encomendei o transistor IRFIZ34G na Farnell-Newark. A previsão de entrega é para dia 12 de Setembro. Aproveitei o pedido para comprar também alguns outros componentes, como mais 5 transistor PN2222AG, o regulardor de tensão "oficial" da mega.. o LM2937ET e tambémo MOSFET Driver MC34151PG. Apesar de estar usando na minha mega o regulador LM7805, resolvi comprar esse outro por garantia. Agora é esperar, chegando esses componentes só me restava comprar o sensor MAP, do qual ainda não me decidi se vou usar o MPX4250 ou se vou partir pra tentar usar o do monza. Penso que a vantagem talvez de usar o MAP de um carro nacional seja a facilidade em encontrá-lo depois caso precise substituir.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Faltando pouca coisa...

Durante a compra dos componentes organizei tudo numa tabela do Excel. Isso facilitou muito minha vida e me deu uma visão do quanto está custando a minha MegaSquirt.

Nessa imagem tem um preview da minha tabela, eu fui "apagando" os componentes que eu comprava e marcando em amarelo o que tá faltando comprar.

Enfim, só estou compartilhando a título de curiosidade.

domingo, 5 de agosto de 2007

MegaSquirt em versão compacta.



Navegando na net, me deparei com essa "versão" da MegaSquirt V2.2. Ela é chamada de MiniMS. Achei bem interessante, fiquei com vontade de montá-la também.. talvez eu faça isso depois que terminar a minha V2.2 normal ... hehehhe

terça-feira, 31 de julho de 2007

Aumentando a coleção de PCB´s

Vou mostrar a foto da outra placa que mandei fazer, que foi a do MegaProg, o hardware que serve pra carregar o firmware dentro do processador da MegaSquirt e também da MegaView que usa o mesmo processador. Não só serve para ser usado com a mega, mas com outros projetos que usem o processador MC68HC908GP32.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Fórum MegaSquirt Português-Brasil

Quem se interessa pela montagem da MegaSquirt, pode usar o fórum que o pessoal criou já a algum tempo. Para postar mensagens é necessário cadastrar-se nele. Lá já se encontra um bom número de dúvidas e respostas postadas.



Endereço: http://www.msgroups.com/viewforum.php?f=84

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Mais ajuda!


Procurando por informações nos fóruns, blogs e orkut notei que o pessoal que está construindo a mega ou que já construiu é muito tímido.. Não são muito de trocar idéias ou compartilhar experiência. Não tenho uma explicação para isso, porém ainda bem que existem pessoas que não agem assim e estão interessadas em compartilhar. Um cara que tenho teclado e tem me ajudado bastante é o Armando. Ele até agora foi o mais interessado no projeto com quem já teclei. O legal é que ele está até montando uma loja para comercializar os componentes da mega e também o módulo já pronto. Foi na loja virtual que consegui achar os indutores que eu não estava encontrando em lugar nenhum!

Além disso, ele também está trabalhando na tradução do MegaTune, que é o software usado para tunar e configurar os parâmentros da mega. Achei muito boa a iniativa, e quando estiver pronto vai ajudar muitos que se interessem pelo projeto aqui no Brasil.

Telas do MegaTube em português:





Bom, mas O SITE AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO! Quando estiver totalmente pronto, acredito que será possível adquirir todos os componentes da mega em um só lugar.

http://www.megasquirtbr.com/loja/

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Enfim, uma placa!

Já faz um tempo que não posto nada, da última vez eu estava falando sobre alguns equipamentos que estava comprando parar produzir a placa. Porém devo admitir que isso iria levar mais um bom tempo, e eu deveria mudar minha maneira de confeccionar as placas. O método térmico não estava ficando perfeito como eu gostaria. Acho eu que a melhor opção, para um trabalho de qualidade seria usar a técnica de silk. Porém o custo do material é mais elevado, principalmente a tela.
Bom, resumindo, parti então para a terceirização dessa parte. rsrs
Encomendei uma placa da MegaSquirt e outra do MegaProg, e devo dizer que o resultado ficou ótimo. As trilhas ficaram perfeitas e as ilhas onde se solda os componetes ficaram bem acabadas.

Mas não abandonei por inteiro a idéia de confeccionar minhas próprias placas. Estou priorizando agora montar minha primeira unidade da mega para poder começar os testes e ajustes na bancada, antes de partir pro estágio seguinde, que é a compra dos componentes pra tornar o monza carburado apto a receber a injeção eletrônica.




Se alguém se interessar, quem confeccionou as placas ai acima foi o Sr. Hildo, a página dele no Mercado Livre, onde ele oferece o serviço é essa: http://www.mercadolivre.com.br/jm/profile?id=22070624

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Não estou parado! heheh

Como tem alguns dias que não posto nada novo, vou narrar o que ando fazendo. Por falta de placas virgens, nas ultimas semanas não deu pra fazer muita coisa. Porém, semana passada retomei os trabalhos! hehe. Primeiro, adiquiri uma mini-furadeira, pois nos meus testes usar uma furaderia comum é complicado, fica difícil controlar a precisão!
















Essa mini-furadeira (made in china.. hehe.. do mesmo modelo dessa foto) vai quebrar o galho. Sorte que eu tinha comprado a broca de aço rápido de 1mm antes, pois a que vem com ela no kit é muito ruim, não fura nada. Bom, adquiri também uma lupa :)

Continuei na busca dos componentes, e pra Mega está faltando pouca coisa agora. Mas são justamente os mais raros:

- Transistor IRFIZ34G
- Microcontrolador MC68HC908GP32CP
- Sensor Pressão MPX4250AP
- FET Driver 34151

São "apenas" esses que preciso comprar, acho que chegou a hora de testar os serviços da Farnell, e ver se consigo comprar deles. O restante dos componentes não foi tão complicado, com exceção dos Indutores, que só consegui adquirir comprando de um amigo que tinha montado a mega e tinha uns pra vender.

As lojas online que mais tenho usado pras compras continuam sendo a SoldaFria e a Ross. O atendimento tem sido bom e as encomendas chegam sem problemas.

Por enquanto é isso.. estou aguardando as encomendas chegaram para dar sequência aos trabalhos.. Brevemente colocarei mais post.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Vídeos

No YouTube é possível achar vários vídeos da MegaSquirt, como este exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=qjc1sKtr2F0

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Dicas de Lojas

Duas lojas onde consegui vários componentes:

www.soldafria.com.br
www.rosseletronica.com

Comprei nessas duas por enquanto, e recebi tudo em ordem. Agora faltam poucos componentes, porém são justamente os mais raros. Dentro de duas semanas devo realizar novas compras e continuar com o projeto.

RelayBoard .. quase...

Mais uma vez treinei a corroção de placas. Dessa vez tentei fazer a RelayBoard. Usei então meu ultimo pedaço de placa de fibra de vidro virgem. Como eu tinha pego confiança quando fiz a stim, pensei que conseguiria de primeira. E de fato teria conseguido, mas uma inversão no desenho fez com que a placa ficasse errada. Junte-se a isso alguns resíduos que eu não retirei corretamente. Mas pelo menos fico o aprendizado. Uma ferramenta que foi muito necessária nessa tentativa foi a caneta para retroprojetor. Acho que o papel que usei no método térmico não foi de boa qualidade dessa vez, e ao transferir o desenho, apareceu várias falhas. Usei a caneta e uma régua para corrigir as trilhas, mas eu estava com pressa, e não ficou 100%. Fica ai a dica.. paciência é fundamental para os iniciantes como eu.. hehhe

Na próxima tentativa deve ficar perfeito. Pensei em comprar uma régua melhor também, daquelas que tem furos com desenho de círculos e quadrados. Ajudara na hora de refazer os "pads".

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Manual de Injeção Eletrônica

Nesse link tem um arquivo PDF falando um pouco sobre injeção eletrônica. Serve de princípio para quem está começando a ser aventurar com a mega.

Fotos

E para fechar o fim de semana, a foto dos componentes que eu comprei até o momento. Falta bastante coisa ainda, mas estou no caminho.


Corrosão de Placas CI

Final de semana, fiz testes para corroer as primeira placas. Tentei usando dois métodos, o fotográfico no qual usa-se emulsão, e o método termico no qual se imprime o layout das trilhas em impressora laser.

No método fotográfico, tive muita dificuldade em acertar o tempo de exposição, e a espessura correta da camada de emulsão. Quando ia corroer, as trilhas se soltaram no meio do processo. Acho que não se pode mexer na placa enquanto ela estiver dentro do perclorato.

No método térmico, também tive dificuldades, porém gostei mais por ser mais rápido. Os problemas com esse método foi que nas placas de fenolite quando aquecidas na temperatura máximo do ferro, apareciam bolhas e o cobre se soltava, como nessa foto que apesar da bolha eu coloquei pra corroer para testar o tempo de corrosão:
















Como eu estava determinado a conseguir alguma coisa no fim de semana, tentei novamente, só que desta vez usando uma placa de fibra de vidro. Eu não estava com muitas esperanças, mas arrisquei, e não é que deu certo! A placa de vibra de vidro parece resistir muito melhor ao calor. Isso ainda tenho que confirmar com certeza, pois a placa que usei era maior do que a de fenolite e isso pode ter contribuido para distribuir melhor o calor.

O layout que usei na de fenolite era do circuito de um shift-light, e o que usei na de fibra de vidro era o do MegaStim. Acho que o resultado ficou rasoável para esse primeiro fim de semana de teste. Abaixo a foto:

Conectores DB-37

Depois de uma longa busca na net e algumas ligações, consegui comprar os conectores DB-37, os mais difíceis de encontrar pelo que conversei com outros colegas que estão montando a mega.

A loja que me vendeu fica em Belo Horizonte, e o site deles é esse: http://www.rosseletronica.com/

Na listagem do site acho que eles não estão listados, mas adicionei o vendedor, o Ricardo, e ele atendeu muito bem. Paguei R$ 5,50 em cada um. Comprei dois pares então, pois como disse componentes mais raros, é melhor comprar mais e ter de reserva.

Fotos dos conectores:

quarta-feira, 16 de maio de 2007

MegaStim

MegaStim desenhada!

Os integrantes do fórum da MS (valeu GMT e Chernobil), escanearam a MegaStim e me enviaram. Então desenhei as duas faces da placa e como fiz com a MegaSquirt, mandei produzir o fotolito dela. Quem quiser baixar o arquivo com o layout que fiz, clique aqui.

Imagens da placa escaneada:

terça-feira, 15 de maio de 2007

Componente Equivalente - LM2937












Alguns componentes da lista da MS são complicados de encontrar. Por isso, algumas pessoas que estão montando tem procurado os tais componentes equivalentes, aqueles que podem ser usado no lugar do que é especificado no projeto da mega, funcionando da mesma maneira.
Conforme eu ficar conhecendo, vou publicando aqui:

Vou começar por esse: LM2937ET-5.0 Regulator - 3 Pin T0-220
Substituto: Regulador de Tensão LM7805