domingo, 28 de outubro de 2007

Nada como uma ajuda oficial!

Um programa que muito me ajuda nessa jornada é o CEP CHEV, que é o Catálogo Eletrônico de Peças dos veículos fabricados pela Chevrolet. Com ele é possível saber o código da peça e ver sua aparência através dos desenhos, bem como saber quais veículos usam a mesma peça. Isso ajuda muito na pesquisa em sites também.

Últimas novidades

MegaSquirt montada, e aparentemente todos os problemas sanados. Então agora está na hora de investir mais nos componentes da injeção do Astra/Vectra pra equipar a máquina. Essas ultimas semanas tenho ido a um desmanche, o dono gostou da idéia de converter o carro de carburado para injeção e disse que vai me ajudar com as peças. Agora entro no desmache e escolho nas prateleiras as peças que vou comprar. Irei postar fotos depois, mas no momento que escrevo esse texto já comprei o coletor de admissão e a válvula de aceleração (TBI). Estou dando um trato nessas peças, pois como são usadas estavam sujas de óleo. Realizei a limpeza e até que ficaram quase como novas. Porém estou pensando em comprar alguns dos componentes novos, principalmente os sensores. Desses, eu já comprei na loja megasquirtbr o sensor de temperatura do motor.

Aproveitando esse tópico, como agora devo me dedicar mais a compra de componentes, aqui vai um vídeo da minha mega ligada no PC e na MegaStim.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8p_gG2o0uzs

Fotos do trabalho com a mega:

domingo, 7 de outubro de 2007

Montada!

Depois que recebi todos os componentes, estava na hora de colocar a mão na massa. E foi então o que fiz num final de semana. Juntei tudo, coloquei na mesa, liguei o ferro de solda.. e vamos lá! Comecei montando a megastim, que por ser mais simples serviria de treino. Gastei a parte da manhã do domingo nela. Em seguida comecei a soldagem da MegaSquirt. Infelizmente, não separei os componentes quando comprei, e perdi muito tempo fazendo isso. Não consegui terminar tudo num dia só, e retomei depois.

No outro dia, tudo soldado, era hora de ligar a stim na mega e ver funcionar. NÃO DEU NEM SINAL!! NENHUM LED ACENDEU!!! Nessa hora é triste... tentei achar o problema, mas como era tarde e estav cansado, deixei pra outro final de semana. Ao retomar os trabalhos com a mega, verificando o esquema e as fotos de uma mega montada, pude perceber que faltava uma trilha entre no capacitor C14. Soltei um pedaço de fio que resolveu esse problema. Fiz os testes pra conferir e realmente alimentação passou a funcionar. Vejam na foto onde estava esse problema:



Ok, alimentação funcionando, liguei novamente a mega no stim. Outro problema, os LED´s da mega não acediam, parecia que o processador estava morto. De volta ao esquema atrás do possível problema, fui até a sessão do clock e descobri que havia um capacitor errado. Era o C23 que deveria ser de 47pf. Subistitui então pelo capacitor certo e tanam!!! Os LED´s ligaram e tudo ficou iluminado.. como deveria. hehehe

Tudo certo, era hora de ligar a mega ao PC pra ver se o software MegaTune iria se conectar. De novo aparece um problema.. não conectava. Procurei novamente no site de construção da mega e testando o cabo, vi que eu havia montado errado. Nas duas pontas do conector DB-9, a ligação deve ser a mesma.. ou seja, pino 1 com pino 1, pino 2 com 2 e assim por diante. Corrigi e montei novamente o cabo. Ai sim, funcionou de boa!

Deu muito trabalho, mas enfim minha mega começa a dar sinais de que vai ficar 100% e o MegaStim também provou funcionar perfeitamente. Breve posto mais material.

FOTOS DURANTE A MONTAGEM:





MEGASTIM MONTADA: